COMEMORAÇÃO AO DIA DO ÍNDIO

0
O Dia do Índio é celebrado no Brasil e em países do continente americano. A data surgiu em 1940, devido a protestos dos povos originários, quando um congresso organizado no México se propôs a debater medidas para proteger os indígenas no território.
Quando se fala em respeito, se fala em respeito à identidade e cultura, e estabelecer o dia do índio no dia 19 de abril foi um marco para simbolizar esse acordo. Porém, apenas no dia 2 de junho de 1943, três anos depois do acordo feito no México, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas assinou o decreto nº 5.540, instaurando o dia 19 de Abril o dia do “índio”.
Dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, mostram que 817,9 mil indígenas de 305 etnias vivem no Brasil. De acordo com a pesquisa, o número representa 10% dessa população que existia no país no ano de 1500, época do descobrimento.
O povo indígena foi parte importante na formação da cultura brasileira. Sua influência se revela nos costumes, na alimentação, na língua e na mistura étnica do povo brasileiro.
Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade