Santa Bárbara do Pará adere ao programa “Alfabetiza Pará”

No último sábado, 11, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc)  lançou o programa “Alfabetiza Pará”, com o objetivo de diminuir a defasagem no processo de alfabetização no Estado. O programa, em regime de colaboração com os municípios, garante apoio técnico-financeiro e premiação por resultado escolar e bolsas para profissionais alfabetizadores.

A merenda e o transporte escolar também serão incrementados. Ainda no sábado foi anunciado um aumento de 416% para a merenda, que passou de R$0,36 centavos para R$1,50, no Programa Estadual de Alimentação Escolar (PEAE). Contando com o investimento do governo federal, o valor per capita por aluno alcança, após o novo anúncio, R$1,86. Já o transporte escolar recebeu um investimento de 43,7 milhões para ampliação da frota e alcance de mais regiões, um aumento de 50%.

Para consolidar esse trabalho conjunto, seguir lado a lado pela educação é uma prioridade da Prefeitura de Santa Bárbara do Pará  e, por isso, o prefeito da cidade Marcão Colares, esteve presente no evento na companhia da secretária municipal de educação, Luisa Valente e de uma comitiva de professores e gestores da rede municipal de ensino.

O governador Helder Barbalho ressaltou que o Estado atuará na mobilização de todos os agentes envolvidos no processo de implementação do programa. “O que hoje nós estamos lançando aqui é um movimento em favor da alfabetização do Pará. É reconhecendo de que o estado precisa melhorar muito na qualidade do ensino público e fazendo um chamamento. O chamamento à responsabilidade no que cabe ao governo estadual, o chamamento a cada município, o chamamento ao governo federal, para que todos trabalhem juntos com os profissionais da educação, com os pais, com as famílias, para que efetivamente esse Estado garanta acesso ao ensino de qualidade na idade certa, transporte escolar, merenda. Acima de tudo, a partir desta construção, assegurando uma educação de qualidade que permita um futuro melhor as nossas crianças e jovens do nosso estado”, balizou.

AVANÇO E PARCERIA

Além da adesão município ao “Alfabetiza Pará”, a prefeitura segue em parceria com o governo do Estado para a reforma e ampliação da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Genipaúba, na comunidade do mesmo nome. Que trará dignidade e melhoria de vida para os alunos da cidade.

TEXTO: Willian Salles – Assessor de Comunicação, com informações de Agência Pará de Notícias.

Luisa Valente, secretária municipal de educação e o prefeito Marcão Colares. Foto: Willian Salles

Programa foi apresentado a prefeitos e secretários municipais das 144 cidades, deputados estaduais e federais, representantes do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), gestores escolares, professores, coordenadores e equipe técnica das redes públicas de ensino. Foto: Marco Santos/ Agência Pará

O pequeno Arthur Miguel, de 8 anos, aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Rio Claro, leu carta ao lado do governador. Foto: Marco Santos / Agência Pará

Comitiva da Secretaria Municipal de Educação de Santa Bárbara do Pará. Foto: Willian Salles / Ascom Prefeitura Santa Bárbara do Pará